sábado, setembro 24

Brifando #5

Desculpando-se mais uma vez pelo atraso na publicação do post, está aqui como o prometido o conteúdo sobre Subliminar. Como foi combinado antes, o post saiu grande demais e para que todos aproveitem ao máximo as informações ele será publicado em três edições. Uma, hoje com um breve histórico do que venha a ser, sua origem e alguns exemplos. A partir de segunda feira o assunto toma mais corpo e conteúdo quando nos depararmos com exemplos mais fortes e sutis. Devo lembrar que toda a pesquisa foi feita em livros, Internet e meios do assunto e de forma alguma representa ofensa ou opinião pessoal às marcas e pessoas envolvidas. Trata-se apenas de uma maneira de informar a quem interessa sobre essa prática vistas por quase todos como não-ética. Aproveitem ao máximo e dúvidas podem ser tiradas em vicrosalem@hotmail.com
SUBLIMINAR
O que é ?

A palavra “Subliminar” surgiu da fusão de duas palavras latinas: SUB (abaixo de) e LIMEN (limiar).

A Mensagem Subliminar é, em linhas gerais, a arte da persuasão inconsciente. Ela trabalha com o subconsciente das pessoas. Dá-se o nome de mensagem ou propaganda subliminar a toda mensagem que é transmitida em um baixo nível de percepção auditiva e visual.Por definição, subliminares são as mensagens que nos são enviadas de forma oculta, abaixo dos limites da nossa percepção consciente, e que vão influenciar nossas escolhas, atitudes, bem como motivar a tomada de decisões posteriores. As mensagens subliminares podem estar presentes em todo tipo de ferramenta ou técnica de persuasão do mundo moderno, especialmente se estiverem relacionadas às campanhas publicitárias.A psicologia define a mensagem subliminar como qualquer estímulo produzido abaixo do limiar da consciência, e que produz efeitos na atividade psíquica ou mental. A mensagem subliminar não tem forma própria, reside no subconsciente das pessoas, podendo interferir nas decisões no consciente quando despertado.
No que tange à Publicidade, Marshal McLuhan, admirado por uns e criticado por outros, como filósofo de comunicação, escreveu que os anúncios são “pílulas subliminares” para o subconsciente, com o fito de exercer um feitiço hipnótico.Já, segundo Jung, o teorizador fundador do conceito de inconsciente coletivo, define: “a mensagem subliminar como um buraco negro no espaço: você só sabe que está lá, por causa da maneira que atrai a matéria e a luz para si.” É interessante pensar no poder das subliminares como linguagem universal, que ultrapassa fronteiras e línguas, e através da qual é possível transmitir clima ou idéia num nível que a linguagem verbal não alcançaria.

O Objetivo

O objetivo maior das mensagens é de controlar nossa mente. As inserções de imagens, palavras, ícones ou idéias não podem ser percebidos pelo consumidor em um nível normal de consciência, portanto não lhe é dada a opção de aceitar ou rejeitar a mensagem, como acontece com a propaganda normalmente. As sociedades modernas vivem enganadas com a pseudo ilusão de que tem o controle de todas as coisas, e que todas as coisas podem ser controladas. Tudo isso em verdade são fantasias, reforçadas inconscientemente através de um bombardeio de mais de 100 mil fixações por dia.
Como Funciona?
Na subliminar visual as imagens são captadas pelos olhos, que fazem mais de 100 mil fixações conscientes por dia. Numa fração de segundo esta imagem é invertida pelo nervo óptico e enviada ao cérebro (hipotálamo) para ser processada. O núcleo desta área, exerce controle de atividades das mais importantes do organismo, como o sono, temperatura do corpo, metabolismo da água, etc
Em outras palavras
Surgiu da seguinte forma: Jim Vicary instalou em um cinema de Nova Jersey um segundo projetor especial, taquicógrafo, o qual projetava intermitentemente na tela frases como DRINK COKE e EAT POP CORN. O taquicógrafo pode ser comparado a um tipo de projetor de slides que projeta um único slide na velocidade de 1/3.000 de segundo. No cinema é colocado ao lado do projetor do filme - cuja projeção é ao ritmo de 24 fotogramas por segundo - e fica repetindo a imagem ( sobreposta ao filme) a cada cinco segundos para dar a ilusão de movimento. Durante o filme Picnic, com Kim Novac, no Brasil Férias de Amor, o segundo projetor emitia um slide com a frase Drink Coke numa velocidade de 1/3.000 de segundo. O slide era projetado sobreposto ao filme, rápido demais para ser percebido conscientemente, mas a repetição do sinal subliminar causava efeitos no subconsciente do público, aumentando as vendas da Coca-Cola em 57,7%.
Segundo Ronnie Cuperfain e Keith Clarke, os resultados seriam otimizados caso fossem imagens, ícones, no lugar de textos verbais. Ambos comprovaram que o emprego de mensagens subliminares projetadas no campo visual esquerdo (direcionadas assim ao hemisfério direito do cérebro) são mais eficazes quando são empregadas imagens. Wilson Brain Key descreve uma técnica de edição de imagem que gera um mosaico de impressões visuais, chamado efeito Mc Luhan ou Perceptual Overload, e cita os comerciais de TV da Coca-Cola, nos quais até quatro tomadas são mostradas em um só frame, mostrando pessoas e cenários diferentes o que satura o consciente que não consegue forçar um sentido, aceitando a cachoeira de imagens inconscientemente.
**Isso é basicamente o que precisamos saber para entender o interesse geral de algumas pessoas em utilizar o meio subliminar principalemente na Publicidade. A partir de amanhã, serão publicados algumas imagens onde estão incluídas essas mensagens. Por hoje é só, lembrando que nos próximos dias os post só estarão falando sobre o assunto. Abraço pra cada um e até mais.

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