segunda-feira, janeiro 10

Starbucks corta nome da empresa e a palavra "coffee" de seu logotipo

A maior rede de cafeterias do mundo, fará uma modificação na sua tradicional marca assim que completar 40 anos, em março deste ano. A companhia cortará do logotipo o nome da empresa e a palavra "coffee", que hoje aparecem ao redor do ícone da marca, uma sereia. Sem as palavras, a ninfa ganha mais espaço e leva a cor verde:

size_590_Novo_logotipo_da_Starbucks

Nos Estados Unidos, consumidores fiéis da cadeia de cafés reagiram com indignação à mudança, preenchendo inúmeros comentários no site My Starbucks Idea, uma rede para a troca de ideias e a criação colaborativa de novas ações da marca.

De acordo com Starbucks, as alterações no símbolo refletem um novo direcionamento para os negócios da companhia, que passará a investir na comercialização de seus produtos também em supermercados e outros pontos de venda, e não mais somente nas lojas da rede. O novo logo também se adaptaria melhor à recente política de expansão da companhia, já que hoje, além do café, muitos outros produtos podem ser encontrados nas cafeterias. A retirada da palavra "coffee" é consequência direta desse novo posicionamento.

O logotipo, que foi projetado por uma equipe da própria Starbucks, será susbtituído aos poucos, ganhando espaço primeiro em copos e guardanapos, e depois no restante dos produtos da marca em todos os países em que está presente. A última modificação no logotipo da Starbucks foi lááá em 1992, quando a imagem da sereia no centro foi ampliada e ganhou maior destaque. Ao longo de sua história, que começou em 1971, essa é a quarta modificação no símbolo da cafeteria. Dá uma olhada na evolução dos logotipos em todo esse tempo:

 

original_Starbucks_uma_história_ilustrada

Nenhum comentário: