sábado, janeiro 1

Anvisa quer restringir ainda mais propagandas de marcas de cigarro

A Anvisa iniciou processo de Consulta Pública nesta semana, que vai durar até o próximo dia 31 de março, na qual pretende ouvir sugestões da sociedade civil sobre suas propostas para restringir ainda mais a exposição de marcas de cigarro nos pontos de venda. Sinceramente acho que isso de nada vale. Perda de tempo e dinheiro que poderia ser aplicado no tratamento de pessoas já doentes pelo vício. Você conhece alguém que parou de fumar por causa da própria contra propaganda que há nas embalalagens? Ou até alguém que iniciou o fumo assistindo campanhas nas TVs e PDVs?

 

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A agência propõe que cartazes das embalagens de cigarros, charutos e cigarrilhas não sejam expostos em bares, bancas de jornais, padarias e supermercados. Desde a proibição da publicidade de cigarros no Brasil nos canais de mídia, os PDVs eram o porto seguro para a comunicação da indústria tabagista.

Se o pleito da Anvisa for adiante, as ações nos PDVs se resumirão aos displays de publicidade instalados nos checkouts, que serão tolerados, mas o espaço para as mensagens restritivas devem ser ampliados. A Anvisa também propõe que as embalagens tenham 50% de alerta sobre os males do tabagismo. A foto com advertência permanece inalterada. A Philip Morris e a Souza Cruz são as líderes do segmento no País e não devem estar muito contentes.

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