sexta-feira, julho 6

No embalo

Estava eu hoje indo para o cursinho que estudo e pensando um pouco no Brifando e em o que postar, olhei para cima, para o teto do ônibus e o que eu leio? Uma plaquinha escrita "Rádio Passageiro", então pensei "faz sentido", encaixou direitinho com o esse post da Shey.

Com a atenção praticamente toda voltada para o alto-falante instalado acima das janelas percebi que rolava umas músicas que estão nas paradas de sucesso, anúncios, dicas de saúde e muito mais.

Dando uma pesquisada no oráculo consegui achar o site ligado a rádio, com a história algumas informações além de contato. A empresa que mantém a rádio é da minha cidade.

Ao meu ver uma forma barata de mídia, e algo de massificação, porque não são duas nem três pessoas que andam de ônibus, e sim várias, no mesmo caso do mêtro, só que não se pode comparar a região que eu moro com SP capital.

Não sei se as empresas daqui são as primeiras a usar uma rádio interna (dentro dos ônibus) - todas usam a mesa transmissão - para gerar conforto aos passageiros e espaço publicitário, se forem está aí uma idéia que possa ser seguida, se não, uma idéia para ser espalhada.

Uma coisa como essa mostra o poder que o rádio ainda tem sobre nós, algo tão "ultrapassado" e muito presente no nosso cotidiano, e opnião minha, não ficará obsoleto tão cedo.

[]'s

6 comentários:

Rafael Amaral disse...

Na minha cidade os ônibus também possuem rádio. Na verdade, apenas alguns deles. Claro que é uma ótima mídia a ser explorada, tanto pela quantidade de passageiros diários, como pela variedade dos mesmos.

Mas como passageiro, eu acho aquilo um saco! Diferente do carro, no qual a gente escolhe o que ouvir, que estilo de música e o volume, no ônibus eu sou obrigado a ouvir, vez por outra, clássicos de Leandro&Leonardo.

No seu caso já é mais interessante, pois pelo que entendi é uma frequência criada exclusiva para a rádio passageiro.

Abraços!

Rafael Amaral.
www.semrotulo.com

Juliano disse...

Sim Rafael, até onde eu sei a frequencia que eles utilizam não é divulgada, e claro que tem esse desconforto de ter que escutar L&L...hehe...
mas eu tenho que me habitar, uso coletivo todos os dias!

^^

Vitor disse...

Caras, não é quem não os utiliza hoje em dia ou já precisou deles no passado ( ! ).

A idéia de manter uma rádio ainda mais segmentada dentro dos ônibus, ao meu ver é perfeita. Até porque os próprios anunciantes poderiam gerar receita para as empresas patrocinadoras e etc.

A longo prazo, se a moda realmente pegar, até pesquisas envolvendo quem frequenta os circulares podem ser feitas. Assim o tipo de música e propaganda veiculada fica a gosto dos próprios passageiros.

Anônimo disse...

Uia q interessante!!

Moro em Sampa, uso ônibus todos os dias pra ir trabalhar e num tem rádio lá não hauhauhaua. Mas sei q os tróleibus mais moderninhos têm rádio, alguns metrôs tb e trem não.

Com certeza é uma ótima idéia e de grande serventia. Olha q bom seria se a cada música um locutor falasse 2 ou 3 notícias curtinhas?? A população ficando mais culta!! Dá até pra colocar ordem: 3 músicas, 1 notícia e 1 propaganda. E claro, limitações devem ser cumpridas. Nada d axé ou músicas de bacanal, é Brasil mas peraí né?? rs... tinha q ser umas músicas light q nem as da Alfa fm ou Antena 1 (não estou fazendo propaganda das rádios nem incentivando ninguém a ouvi-las, só q tanto eu com 20 anos, como avôs com 70 ou crianças com 5 têm melhor aceitação dessas rádios).

Enfim, as empresas de transporte público podiam entrar em um acordo e padronizar isso dai.

Chega, já falei demais, rs...

=*

Sheyna A. A. disse...

Olha, você sabe que eu acho que esse tipo de trabalho, projeto, deve ser mais aproveitado hoje, ainda, nas cidades de interior, pois na cidade de Catanduva, senão me engano tinha algo parecido... no Terminal tinham as TV's, caixas ambiente tb, com informações e músicas, e acho que tinham as rádios tb... não me recordo 100%.

Mas também já ouvi falar deste serviço de rádio interna, funcionando por ex. como uma Pão mUsic...não sei se já viram (ou ouviram)...é a rádio do Pão de Açúcar... enfim, conheci uma empresa que monta esse tipo de rádio...

é bem legal, porém bem específico tb, né

abs!!

Sheyna A. A. disse...

hunfs... acabei de perceber uma coisa... o Publiteclando neeem está inserido na lista de links ao lado... hunfs, o Brifando já estava lá no meu :P kkkk
bjokas, postei!