segunda-feira, julho 26

Guaraná Jesus é Rosa de Ouro em concurso

O refrigerante cor-de-rosa produzido no Maranhão (sabe aquele que todo mundo brinca?) recebeu ouro pela melhor estratégia de marketing no Prêmio Internacional de Excelência em Design, o Idea. A escolha da nova latinha da bebida, que teve seus direitos de produção comprados pela Coca-Cola em 2001, foi feita com a ajuda de consumidores através de votos pela internet e por SMS. Foram apresentadas três opções para o novo rótulo. O modelo vencedor, da Dia Comunicação, é inspirado em azulejos coloniais portugueses de São Luís. A ação aconteceu no final de 2008 e, desde então, as vendas do refrigerante cresceram 17%.

Para a Coca-Cola, renovar o visual da lata representava um desafio grande, já que a bebida tem fãs fervorosos. Qualquer modificação brusca poderia causar a rejeição do produto. O Guaraná Jesus foi criado em 1920, por acidente. O farmacêutico Jesus Noberto Gomes tentava então sintetizar um remédio, mas a experiência deu errado. O xarope gaseificado fez sucesso. E é bonitinho:


Um comentário:

Claudia disse...

O Guaraná Jesus é um ótimo exemplo de um produto que atinge um nanonicho extremamente fiel e realmente fã da marca. Ações de nanopublicidade poderiam ser estudadas para o caso.