TAM apresenta maior campanha da história
Mesmo que o comandante David Barioni Neto, presidente da TAM Linhas Aéreas, não divulgue o montante aplicado no reposicionamento e, conseqüentemente, na campanha publicitária desenvolvida pela Y&R, o novo chefe da companhia fundada por Rolim Amaro afirma que a TAM nunca investiu tanto na sua comunicação institucional e em mídia. A intenção é se reposicionar no mercado e dar diretrizes para a marca, em um momento no qual é crucial se mostrar ao público – a empresa passou um longo período fora da mídia, conforme enfatizado por Roberto Justus, presidente do grupo Newcomm, em vídeo durante a coletiva de imprensa promovida pelo anunciante –, frente à forte concorrência da GOL. Ainda, a companhia de Marília pretende mudar a impressão que a marca deixou, sobretudo, durante a recente crise aérea.
Talvez como um marco do “movimento”, a logomarca da TAM também foi mudada, após amplo estudo de branding com duração de quase um ano e meio, desenvolvido pela Thymus, de Ricardo Guimarães. “Eles fizeram uma revisão da essência da companhia para adequá-la às atuais condições do segmento e do mercado”, justifica a diretora de marketing Manoela Amaro, acrescentando que a idéia da equipe de marketing era dar uma visão e marca à empresa, ao contrário de uma imagem corporativa.
A criação da nova logomarca é de autoria da Y&R e da Dezign com Z. A campanha publicitária, batizada de “Compromisso”, vai ao ar nesta sexta-feira, 22 de fevereiro, no intervalo do Jornal Nacional, da Rede Globo. São oito filmes que traduzem o “pacto” da TAM e de seus milhares de empregados em oferecer aos seus clientes o melhor serviço. Na mídia impressa, a Y&R elaborou encartes para circulação em revistas semanais e mais 15 anúncios em páginas simples e duplas. Além disso, mais peças para mobiliário urbano e outdoor fora de São Paulo. Outras agências do Newcomm, como Dez Brasil (btl), Wunderman (fará a comunicação on-line) e New Content (conteúdo), serão responsáveis pelos desdobramentos de ações nas outras áreas.
5 comentários:
Bacana o novo logo e o posicionamento. Lidar com a crise aérea e o acidente é uma tarefa difícil e trabalhosa. Justifica o tamanho do investimento.
Rolim estaria orgulhoso.
Abraços!
Além do investimento em propaganda deveriam pensar em investir pesado na manutenção de aeronaves.
Não?
Continuando,
Aí sim Rolim estaria orgulhoso de verdade.
cREDO GENTE.
Apesar de terem ocorrido acidentes com aeronaves da empresa,os quais foram uma fatalidade, ela mantêm-se forte como nunca e com toda a garra para continuar a oferecer seus serviços de primeira linha como sempre teve e é esse tipo de empresa que o Brasil precisa que tenha garra e muita determinação.
Parabéns TAM!
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