quinta-feira, maio 31

Birra de vizinhos

A inveja e a rivalidade entre vizinhos sao o enredo da campanha que a Euro RSCG estreia no fim de semana para a linha Peugeot 307. Anuncios e filmes da 1a fase giram em torno do esforço de fazer com que o vizinho nao descubra os modelos da linha. Nas revistas, os anuncios estarao rasgados, queimados ou manchados com café:


O texto avisa - 'Seu vizinho pegou esta revista antes de você. Ele nao quer que você conheça a nova linha Peugeot 307'. Na TV, os comerciais mostram dois personagens, vizinhos, um deles fazendo de tudo para que o outro nao veja os carros. A 2a fase da campanha será a da descoberta dos modelos. A midia também inclui internet, radio e midia exterior.


Bluebus

quarta-feira, maio 30

Coca-Cola e museu

Eu não sabia, mas em Atlanta tem um museu da Coca-Cola chamado "New World. Com uma garrafa da bebida gigante e reluzente integrando a fachada do prédio, este museu avaliado em US$ 96 milhões inclui uma pequena engarrafadora, dispositivos interativos e a apresentação de um curta sobre colecionadores de objetos relacionados à Coca-Cola. Já imaginou o que é gente colecionando?


Os visitantes também podem criar obras artísticas personalizadas da Coca-Cola em uma tela de computador ou rascunhar memórias sobre a sua primeira Coca-Cola, com alguns relatos mantidos em exposição.
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Exemplo:
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"Lembro do meu primeiro beijo em 1972. Eu estava com Joey Zawadski de Chicago. Ele estava visitando a avó que morava na minha cidade. Ele se inclinou para me beijar e o beijo tinha gosto de Coca-Cola. Joey foi embora, mas a minha Coca-Cola ficou. Betty".
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Mais do que fabricar uma bebida conhecida mundialmente, eternizar isso é mais do que interessante.

Lembra do "Quer pagar quanto?"

O bordão pode ter se aposentado mas sua voz ao que parece está longe disso. Foi surpresa pra mim ver Fabiano Augusto, depois de anos como garoto-propaganda das Casas Bahia migrar para uma de suas maiores concorrentes no varejo ( varejo, eu disse varejo? ). Augusto foi contratado pelas Lojas Colombo, líder em venda de eletrodomésticos na região Sul, para marcar a volta da rede à cidade de São Paulo, onde vai disputar mercado justamente com as Casas Bahia. Até o fim do ano, a rede prevê abrir pelo menos 25 lojas na cidade.


Como todo aficcionado por propaganda, quem é que nunca pensou nisso antes? Ver alguém que sem custo fazia parte do " ame ou odeie " voltar assim em rede nacional falando de outra loja. Eu mesmo pensei nisso, não há quem não tenha pensado.

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Parece tudo fazer parte de um esquema: O mesmo garoto propaganda e o mesmo publicitário que há anos atendeu as Casas Bahia, Allan Barros, especializado em varejo, dono da agência Fala! e bingo ! Nasce uma guerrilha, ainda que pequena.

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Rebatendo as notícias de repercussão de contratação, Klein ( dono das Casas Bahia ) diz que Fabiano é consagrado pelo que já disse em comerciais anteriores e os consumidores vão procurar as novas ofertas anunciadas pelo mesmo em suas lojas. Claro, tudo isso brincando.

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Hummmm, haja fôlego.

Informação

Conhece o Manhattan Connection ? Pois é, o programa que está no ar há 14 anos e é o mais antigo da TV por assinatura no Brasil. É também o mais bem-sucedido e mais "cult" daTV, pois atinge um público super qualificado e é considerado o formador de opinião da classe intelectual do país. O programa é feito em New York e transmitido no Brasil pelo canal GNT, da Globosat. O programa surgiu em 1993, criado pelo jornalista Lucas Mendes. A ele, uniram-se três grandes nomes: Paulo Francis, Caio Blinder, Nelson Mottae Lúcia Guimarães. Com a morte de Paulo Francis em 1997, Arnaldo Jabor entrou para o elenco, sendo substituído em 2003 por Diogo Mainardi. Também desde 2003 o programa conta com a participação do economista Ricardo Amorim, diretor do banco alemão WestLB. Exibição: domingos às 23:00h, com reprises às segundas-feiras às 04:30h,10:00h, 14:00h e 22:30h. Canal GNT.
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Com muita coisa boa, foi criado um fã clube, lá são encontradas informações sobre o programa e sobre os integrantes, vídeos e reportagens e o documentário Conexão Manhattan, que mostra os bastidores do programa em New York. Além disso, tem também um blog com comentários sobre a edição semanal do programa. Quem acessar o blog também pode postar suas opiniões sobre o programa. Para participar do fã-clube basta entrar na lista de e-mails para receber atualizações semanais.
Por Marcos Alexandre.

segunda-feira, maio 28

Ja tinha dito: tudo é mídia !

Conseguir repercussão não é tããão difícil assim... Apronta alguma pra vc ver. Hoje todo mundo - ou a grande maioria - faz alguma coisa pra aparecer. E se não, faz alguma coisa pro outro aparecer. Com uma oferta de mídia um tanto inusitada no eBay, o americano Floyd de Nova Yorque está aguardando um lance ( corre, o leilão termina hoje ).


É o seguinte: Ele oferece o seu pensamento como mídia. Isso mesmo. Ele promete pensar na marca anunciante de hora em hora durante uma semana. Batizada de ThoughtVertising ( publicidade em pensamento ) Floyd ja tinha conseguido um patrocinador dois anos atrás. Ele prometeu gritar o nome da marca durante 15 minutos, também durante uma semana.


Para a sua nova mídia, o lance inicial está em U$ 10.000.

Quem dá mais, quem dá mais... ?

sexta-feira, maio 25

Retirando as almas

Depois do post sobre as almas, lembram? O advogado de uma das pessoas portadoras do número de telefone no anúncio por email, escreveu :

Sou advogado da empresa titular do telefone que consta do anúncio “COMPRO ALMAS PAGO BEM LIGUE P/ 32184300” .

Solicito a retirada do referido anuncio, pois, embora acredite ser apenas uma coincidência está causando sérios transtornos a minha cliente.

Certo da atenção de V.Sas. coloco-me a disposição para maiores esclarecimentos.

Edgar Rodrigues de Oliveira
OAB/SP. nº 253.847
Então, sai hoje o anúncio do Brifando.
Amém.

quarta-feira, maio 23

Quente ou frio ?

Um chuveiro instalado na areia da praia e uma webcam registrando imagens (tudo previamente gravado) sao os ingredientes da mais nova açao de marketing do Axe. Desta vez, o site da brincadeira dá ao usuario controle sobre a temperatura da agua do chuveiro. Quando a moça de biquini se aproxima, o visitante esquenta, esquenta muito ou esfria a agua. E aguarda para ver a reaçao. Quando a moça se afasta, o site informa a pontuaçao - Dá pra ser bonzinho ou um 'bad guy'. Experimente aqui. Dica do Bluebus.

Meio forçado, mas tudo bem ...

terça-feira, maio 22

A coisa tá virando campanha

Em janeiro de 2006, publiquei aqui uma campanha da Virgin - loja de discos dos EUA - que virou sensação na internet. O desafio: decifrar, entre as figuras de uma cena urbana, quais delas remetem a bandas e artistas de pop e rock. O desenho de um príncipe, por exemplo, revelava o cantor Prince ("príncipe", em inglês). Duas garotas se beijando formavam a banda Kiss (beijo). E assim por diante...

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Aí, a Folha de SP, criou uma versão brasileira da brincadeira e publicou na coluna de Mônica Bergamo na mesma época. Pois é, foi só mostrar a imagem aqui na agência e pensamos numa campanha. Trabalhamos com postais publicitários - não conhece? clica aqui - Um bar nos pediu um job. Adivinha a imagem do cartão? Claro, com os créditos aos seus criadores.


Aproveite para tentar decifrar. Versão Virgin EUA :


Versão brasileira, pela Folha :

Clique nas figuras e vá decifrando. Se a imagem não abrir em alta, clique aqui e vá para os arquivos. Lá, a coisa abre.

sexta-feira, maio 18

É bahianas !

Nas vitrines de Barcelona e sem vergonha nenhuma estão circulando Bahianas. Claro, o nome com certeza não deve ser proposital, nem mesmo as bandeirinhas do Brasil enfim... A verdade é que está lá ... 'Las Originales'.

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Bluebus

Idéia e luz

Da JWT Curitiba para o UniCenP, o conceito de se utilizar cada vez mais do mobiliário urbano tem dado certo:



À noite, com letrinhas acesas revelando o curso:

Pode falar, mídia exterior/alternativa ( mobiliário urbano e afins ) É O QUE HÁ !

quarta-feira, maio 16

Tudo é mídia

Já pensou num anúncio de 24 mil metros quadrados? Pois bem, em Amsterdan isso aconteceu - e acontece - com a rede de hotéis NH que só na Holanda conta com mais de 30 filiais. Quem está chegando na cidade holandesa pode ver o anúncio do avião antes mesmo de descer. O texto convida os passageiros: " Próxima aterrissagem NH Hoteis ". O interessante é que a peça ( numa plantação de milho ) pode ir mudando de cores ao longo das estações do ano.


O que hoje em dia falta virar mídia ?
Né?

quinta-feira, maio 10

Acontece

As vezes acontecem certas coisinhas aqui que eu tenho de contar e outras tantas que já aconteceram. Logo pela manhã, Cacau (atendimento, linda e alta com mechas no cabelo) olha pra mim e diz: " Vitor, preciso vender... Onde eu vou ? " ( isso em atitude de desespero... rs ). Nem bem eu respondi e eis que entra um senhor fechando um contrato com ela...
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Uma vez - sexta-feira - milhões de marimbondos invadiram o escritório insistindo em fazer ninho em nossas cabeças. Depois de muito veneno, nós saímos e elas ficaram.
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Um tempinho atrás, contei 9 dias seguidos sem bater o joelho na quina da minha mesa - de vidro. Mas bati no décimo dia. Ponto pra ela.
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Diálogo com um cliente quando a criação atende :
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-Alô, por favor eu queria um representante da gráfica de vc´s...
-Minha senhora, não somos gráfica, somos mídia.
-Ããnn??, mas eu quero fazer cards com vc´s, pq a gráfica que eu faço está me dando cano.
-Ok, mas não somos uma gráfica aqui...
-Bla bla bla....
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Qdo a criação me passou o telefone:
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-Alô, aqui é Vitor
-Oi Vitor, eu gostaria de uma visita de vocês...
-Ok... me fala o endereço.
-Viu bem, acho que a mocinha não entendeu o que eu quero.
-Ok, mas me diga onde a senhora está e eu vou até aí
-Agora eu estou em casa mas eu quero que vc vá no meu salão.
-Certo, me passa o endereço do salão...
-Mas vc vai vir aqui mesmo?
-Claro... é um prazer.
-Ok, então o endereço é ...
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É gente, atendimento sofre... rs
Mas é apaixonante !

E por falar em Papa

A Mpm criou para a Sp Turismo a comunicação visual de convites, camisetas e totens relacionados à visita do Papa Bendo XVI à cidade de São Paulo. As peças mostram a imagem do Papa como se fosse feita em vitral, ao lado dos principais pontos turísticos da capital paulista, como o Masp, a Catedral da Sé, o Pacaembu e o Memorial da América Latina.

Vendendo como água ...

Pós post Kassab

Gente, foi proposital a idéia de deixar o post sobre a lei de Kassab no ar por alguns dias. Só pra ver a repercussão, que por sinal, foi ótima. Saber que há um feed-back de gente inteligente entrando no Brifando e debatendo o que acha, é interessantíssimo.
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A chegada do Papa ao Brasil mexeu comigo ontem. O marketing da fé é realmente mais do que interessante quando o assunto baixa em nosso país como que do nada. Sempre gostei da Igreja, católico por criação, até praticante alguns anos atrás e tal. Pensando como quase um publicitário que curte marketing como ninguém, às vezes dava vontade de subir no altar e começar a falar o que a Igreja tinha a fazer.
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Aliás, depois de ver milhares de velhinhos naquele frio em frente ao mosteiro de São Bento e com os olhos cheio de lágrimas esperando que o Papa acenasse ( é assim que se escreve? ) mais uma vez foi enxergar que a Igreja precisa de algo pra dar um up. As pessoas precisam de uma identidade religiosa. E a Igreja peca um pouco nisso.
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É como consumidores precisando de um produto. Se ele não lhe da o resultado esperado, vc parte pra outro. É o que está acontecendo quando o Papa diz que outras crenças estão crescendo. É como se a Igreja não enxergasse as necessidades de seus fiéis. É como se ela não enxergasse a minha necessidade, a nossa necessidade.
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Ainda lembro de minha avó dizendo muito sobre o Papa João Paulo II. Era lindo de ver os olhinhos dela pra um retrato na sala de estar do pontífice. Falava como se fosse alguém íntimo dela, de seus credos e alguém que estando na Terra, respondia por Deus.
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Falando a nossa língua, acho que a Igreja precisa de uma pesquisa de mercado. Precisa entender seus consumidores ( leia-se fiéis ). Saber o que estão precisando. Entender a jogada de seus concorrentes e o que estão fazendo ( não que precisem seguir a mesma estratégia ). Mas precisam agir. Uma instituição com um tamanho desses precisa num país como o Brasil dar o respaldo necessário. Lembrar os brasileiros ( aqueles desiludidos de muita coisa ) que unindo forças a coisa pode acontecer.
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Coloca uma guerrilha pra funcionar. Com ética, respeito e vontade.
Se a gente quiser, o mundo se ajeita gente. Pode apostar.

segunda-feira, maio 7

Kassab deveria pensar mais

Não sei mesmo o que pensar a respeito da ' poluição ' visual que assombrava São Paulo. Sim, o termo assombrava foi usado por um amigo que me disse: " Vitor, vc precisa ver como está São Paulo, está muito melhor, agora dá pra ver as árvores "
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Sinceramente, acho que temos de ponderar as coisas. E eu com as árvores? Tá... não quero desrespeitar ninguém nem ao menos ferir nenhum órgão que defenda as árvores. Mas acho imprudente se não desrespeitoso o fato de serem retiradas algumas placas de alguns lugares e depois disso dizer que as coisas melhoraram. Com tanta coisa acontecendo, pessoas morrendo, crianças se drogando e presos fugindo o prefieto vem logo se preocupar com outdoor´s ? Desculpe, mas é demais pra minha cabeça.
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E acho que mesmo não sendo do meio defenderia os mídias. E quem vive disso? Mantém crianças em boas escolas, tenta dar uma educação melhor a seus filhos, os protege-los da violência que o próprio prefeito finge se importar? Como fazem agora? Não estou sendo drástico não... Ontem li no jornal o que é afetado por tudo isso e gente, famílias inteiras, milhares de funcionários e milhões perdidos nisso tudo.
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Há alguns anos atrás a mesma coisa aconteceu na Inglaterra: qualquer mídia exterior estava proibida. Tá, mas estamos falando de um país onde educação está em alta, onde empregos surgem do nada e não de São Paulo cujos exemplos que estou dando estão longe de acontecer.
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Não estou revoltado, nem nada. Até porque isso em nada me afetou. Principlamente pra área que trabalho agora, minha mídia sairia ganhando... Mas acho um desrespeito para quem vive disso e desde a vida toda só soube fazer isso.
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Acho que, acima de tudo a lei deveria se preocupar antes de MAIS NADA a punir quem merece, prender quem aflige as pessoas nas ruas e depois, BEM DEPOIS se preocupar com coisinhas fúteis como poluição visual e tal. Até porque, quando pudermos sair às ruas despreocupados teremos tempo de olhar o que nossos olhos insistem em curtir. Porque no fundo, no fundo todo mundo gosta de ver em ação a criatividade sendo exercida de maneira honesta.
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Não ?

quinta-feira, maio 3

Dia de descanso no 1 de Maio

Vasculhando as revistas de mamãe ( revista Caras 02/05, diga-se de passagem ) vi que Carlos Moreno não trabalhou em seu novo anúncio. Bombril resolveu dar folga ao garoto (!) propaganda no feriado. Achei interessante e resolvi procurar pra quem não viu:




Isso depois de lançar a campanha " Só os líderes serão tão imitados " onde celebridades como O atleta do século, Pelé, o cantor Nelson Ned e o gênio do cinema mudo Charles Chaplin são vistos como modelos a serem imitados. Na peça é feita uma clara evidência ao principal concorrente Assolan, que por sinal tá mandando bem em campanhas.


Estava sim lendo a Revista Caras, mas NÃO, não sou curioso pela vida dos artistas... Rs

Abraços

Não falei que era teaser ?

Diversas críticas quanto à campanha do Vectra ( dia desses no intervalo do Fantástico foi exibido uma peça dizendo que um novo comercial do carro estava sendo formulado, visto que os consumidores não haviam aprovado o anterior ). A verdade é que a coisa gerou polêmica fazendo com que as coisas tomassem outros rumos.


Nessa segunda fase do projeto, foi criado um site onde os consumidores tem a possibilidade de recriar uma nova campanha. Detalhe: hospedado no domínio www.chevrolet.com.br/campanhavectra. O difícil é encontrar vários artíficios para tanto na página. Com informações meio que prontas e sem a opção de escrever texto, quem acessa o site fica limitado com a criação.

Isso tudo partiu da cúpula responsável pela campanha utilizando uma pesquisa ( de mercado ? ) afim de realmente colocarem no ar o que o consumidor quer. Puro marketing pra vender mais depois e quer saber? Tão certinhos...

A campanha promete pra amanhã ( 4 de Maio ) sua estréia na TV. Esperar pra ver.