quinta-feira, maio 10

Pós post Kassab

Gente, foi proposital a idéia de deixar o post sobre a lei de Kassab no ar por alguns dias. Só pra ver a repercussão, que por sinal, foi ótima. Saber que há um feed-back de gente inteligente entrando no Brifando e debatendo o que acha, é interessantíssimo.
.
A chegada do Papa ao Brasil mexeu comigo ontem. O marketing da fé é realmente mais do que interessante quando o assunto baixa em nosso país como que do nada. Sempre gostei da Igreja, católico por criação, até praticante alguns anos atrás e tal. Pensando como quase um publicitário que curte marketing como ninguém, às vezes dava vontade de subir no altar e começar a falar o que a Igreja tinha a fazer.
.
Aliás, depois de ver milhares de velhinhos naquele frio em frente ao mosteiro de São Bento e com os olhos cheio de lágrimas esperando que o Papa acenasse ( é assim que se escreve? ) mais uma vez foi enxergar que a Igreja precisa de algo pra dar um up. As pessoas precisam de uma identidade religiosa. E a Igreja peca um pouco nisso.
.
É como consumidores precisando de um produto. Se ele não lhe da o resultado esperado, vc parte pra outro. É o que está acontecendo quando o Papa diz que outras crenças estão crescendo. É como se a Igreja não enxergasse as necessidades de seus fiéis. É como se ela não enxergasse a minha necessidade, a nossa necessidade.
.
Ainda lembro de minha avó dizendo muito sobre o Papa João Paulo II. Era lindo de ver os olhinhos dela pra um retrato na sala de estar do pontífice. Falava como se fosse alguém íntimo dela, de seus credos e alguém que estando na Terra, respondia por Deus.
.
Falando a nossa língua, acho que a Igreja precisa de uma pesquisa de mercado. Precisa entender seus consumidores ( leia-se fiéis ). Saber o que estão precisando. Entender a jogada de seus concorrentes e o que estão fazendo ( não que precisem seguir a mesma estratégia ). Mas precisam agir. Uma instituição com um tamanho desses precisa num país como o Brasil dar o respaldo necessário. Lembrar os brasileiros ( aqueles desiludidos de muita coisa ) que unindo forças a coisa pode acontecer.
.
Coloca uma guerrilha pra funcionar. Com ética, respeito e vontade.
Se a gente quiser, o mundo se ajeita gente. Pode apostar.

Nenhum comentário: