quinta-feira, março 29

Propaganda banida da Espanha

O Instituto da Mulher Espanhol repudiou uma campanha da D&G que segundo que, segundo elas é ofensiva à dignidade da mulher e um incitamento à violência sexual e, hoje, foi divulgado que a empresa vai retirar a campanha de todos os meios de comunicação da Espanha.




Mas, sem que antes o Domenico Dolce e Stefano Gabbana desse a sua alfinetada: "Nós vamos retirar a foto apenas do mercado espanhol, já que estão tão para trás no tempo. O que tem uma foto artística a ver com o mundo real?" e continuam: "se essa visão espanhola se espalhar, teríamos que queimar os museus como o Louvre e todas as pinturas de Caravaggio".
.
Já ouvi e assisti diversas palestras, aulas, videos onde professores e palestrantes defendiam a idéia de que publicidade é arte. Tá, em termos pode até ser sim. Mas gente, publicidade é feita pra vender e ponto ! Sem essa de fazer tudo e/ou convencer o consumidor com seus gostos e tal. Vendedores de sonhos agora? Sem essa...
.
Tá, podemos conseguir vender milhares de sonhos, fazer de pequenos sonhos enormes realidades, mas pra tudo isso acontecer, grana também precisa acontecer onde talvez um dos intuitos maiores da propagada seja isso. Ou você já viu por aí alguma agência fazendo publicidade de graça? O que eu acho que tem que acontecer e tal é existir uma ética quanto à formulação de uma campanha, seus ideais e idéias... enfim, tudo pra que além de fazer com que o consumidor " viaje", que ele compre !
.
O que acho ruim é a dupla comparar arte com publicidade. Tem a ver? Sim... Mas comparar Louvre e Caravaggio com campanhas em outdoor é demais. Sinceramente.
.


Um comentário:

Anônimo disse...

Dependendo do artista e para a maioria que se dedica a um trabalho consistente e de qualidade, nada haver(a ver) comparar arte com publicidade! A publicidade se repete, é quase sempre vulgar. E a propaganda em questão fal alusao explicita ao estupro e merece a proibição.

Eu vim parar aqui pois estou a procura de foto de uma mulher vestida, expressando dignidade, e esta foto deve ser frontal, corpo inteiro...mas nos sites de pesquisa, no flickr, só encontro foto de puta ou de grosseira sensualidade...