segunda-feira, maio 16

Facebook pagou empresa para difamar o Google

Tudo caminhava bem demais para a rede de Mark Zuckerberg. Fenômeno das redes sociais, 600 milhões de fiéis seguidores e uma marca cada vez mais valorizada. Mas na briga da tecnologia, o Facebook apelou, convenhamos.


Admitiram na última quinta-feira terem contratado secretamente a Burson-Marsteller. É uma grande empresa de relações públicas dos EUA bem famosa por lá e em vários lugares do mundo. A empresa em questão teria plantado notícias ofensivas contra o Google (são informações do Mashable).

Houve um comunicado emitido também na quinta-feira, a filial brasileira da BM confirmou o contrato secreto, embora tenha frisado que a prática "contraria suas políticas". O mote para tudo isso não foi tão complexo assim não:
A Burson procurou um blog influente do setor e convidar jornalistas da grande mídia a investigar o Google sobre questões relacionadas à privacidade de dados dos usuários. Afirmaram ainda que batalhariam por repercussões das notícias em veículos como o The Washington Post, Politico e HuffP.
A prática, porém, não foi bem aceita. O blogueiro Chris Soghoian foi um dos procurados, mas se recusou a fazer o trabalho e divulgou os e-mails enviados pela agência de RP.

Como o nome do cliente não havia sido divulgado, várias suspeitas começaram a ser levantadas e chegou-se a se especular sobre a Apple e a Microsoft, claro. A empresa de RP informou aos seus contatos jornalísticos que uma ferramenta do Google denominada círculo social foi "concebida para raspar os dados privados e construir profundamente os processos pessoais de milhões de usuários em uma violação direta e flagrante do acordo [Google] com a FTC.”

Um porta-voz do Facebook alegou que o Google não estaria respeitando dados privados de usuários e falou da insatisfação com as tentativas do gigante das buscas de utilizar os dados do Facebook no serviço da rede social concorrente. A situação não mancha só a imagem do Facebook, mas também a da Burson-Marsteller, uma grande empresa de RP que tem 58 anos de existência.  Lamentável.

Nenhum comentário: