quarta-feira, dezembro 29

Top 10 tendências do turismo de luxo em 2011

O luxo não está mais no preço dos produtos e sim no valor agregado a ele. É o que mostrou Karen Weiner Escalera, especialista em turismo de luxo e fundadora da KWE Partners de Miami, durante o Luxury Marketing Council Brazil, em São Paulo. No evento, ela divulgou as 10 tendências do mercado de turismo de luxo para 2011. Entre os pontos abordados, o TOP 10 inclui o pensamento sustentável, no qual os clientes passam a se importar com o benefício que o produto traz para o meio ambiente ou se a compra vai ajudar comunidades carentes.

Veja os 10 pontos abordados por Karen:

1. Retorno de valores tradicionais e tempo qualitativo com a família e amigos.

2 . Uso de novos vocabulários: valor, qualidade, design prático, necessidade real, luxo individualizado, status pelo conhecimento e não pela ostentação.

3. Valor e não preço é o fator chave na hora da compra, já que agora é equacionada pela necessidade do consumo inteligente. A questão agora é o apelo racional (investimento, qualidade, valor de marca) e emocional (paixão, oportunidade, tendência, experiência e exclusividade).

4. Mesmo em tempos de tecnologia dominante, consumidores estão cada vez mais a procura do apelo aos sentidos – visual, auditivo, olfativo, gustativo e tato.

5. A valorização efetiva da marca pode vir desde a relação com a arquitetura e a arte, até a assinatura de perfumes, gastronomia e musica.

6. O advento do neo-tribalismo, com o desenvolvimento de sociedades fracionadas em “tribos”, não étnicas, mas determinadas pelos interesses profissionais e pessoais e pelas paixões pela cultura, gastronomia, artesanato, moda, sapatos, viagens.

7. O mercado está menos definido “psicodemograficamente”, ou seja, por comportamento. Isso criou um grande número de oportunidades de marketing de novos nichos e micro-nichos. Na área de turismo, por exemplo, existem tendências como o turismo de animais de estimação, cinematográfico, feminino, de solteiros. As "vilas tribais" são comunidades online onde pessoas podem dividir seus interesses, como o Facebook, Twitter, Foursquare, Linked in, entre outras.

8. O consumo consciente trouxe consumidores influentes que gostam de saber que suas compras podem ajudar, de alguma forma, comunidades carentes ou beneficiar o planeta.

9. Criatividade é a nova moeda de troca. Os consumidores desejam produtos únicos e individualizados, e que seus amigos não tenham. Além disso, mais e mais consumidores querem criar e desenhar seus próprios produtos.

10. Com o envelhecimento da população mundial, atividades relacionadas com saúde, bem-estar e medicina anti-envelhecimento (anti-aging) vão se tornar prioridades, criando grandes oportunidades de novos negócios, como por exemplo viagens de saúde e receptivos médicos.

Boa!

Um comentário:

Anônimo disse...

Boa essa matéria! Valor agregado é o mote em tudo hoje, até mesmo em produtos B2B existe essa preocupação.
Gostaria de ler algo escrito por você. Vc. escreve, não é?
Tem um site de uma sobrinha muuuito louquinha que escreve coisas muito boas; se quiser "xeretar" no face - Carolina Sbaile Crary - http://csnpm.wordpress.com