quarta-feira, dezembro 29

7 dicas para melhorar o planejamento em 2011

Em um relatório divulgado pelo Sebrae-SP, o consultor Reinaldo Messias destacou sete dicas para fazer um bom planejamento. Veja:

1. Coloque suas ideias no papel

O compromisso formal do empreendedor com o negócio é fundamental para o sucesso. “É importante que ele defina o planejamento como um documento operacional, no qual descreve o que pretende e como vai chegar lá, com prazos para cumprir, assim como o investimento necessário para executar”, destaca Messias.

2. Dê um passo de cada vez

Para fazer um bom planejamento, é preciso seguir algumas etapas. “O empreendedor deve avaliar a oportunidade que pretende aproveitar, com olhar financeiro do investimento, lucro e prazo de retorno. Também calcular os recursos, financeiros e humanos, necessários para pôr o plano em prática”, destaca.

3. Defina prazos

Não basta definir quais são as tarefas que devem ser executadas – é  importante determinar prazos para cada uma delas no plano. “Estabeleça prioridades, defina procedimentos, faça uma coisa de cada vez. Falta de objetivos claros e reuniões desnecessárias são alguns dos mais famosos desperdiçadores de tempo”, aponta o consultor.
4. Faça um monitoramento constante dos planos

O planejamento não pode ser estático – ele não é feito para ficar guardado em um arquivo no computador. “Ele deve ser validado, de tempos em tempos, pelos resultados que vai oferecendo. Caso os cenários e as condições mudem, os planos devem acompanhar a mudança”, recomenda Messias.

5. Seja claro e objetivo

A linguagem de um planejamento deve ser clara o suficiente para que qualquer um entenda, mesmo que você não pretenda dividi-lo com ninguém. “Ainda que não tenha um sócio, discuta com outra pessoa, como um amigo ou consultor, suas ideias, antes de arriscar tudo somente pelo seu ponto de vista”, adverte o consultor.

6. Fique atento às ameaças

Um planejamento ruim pode colocara empresa em risco, especialmente em situações de crise. “Quando o momento econômico é de crescimento, um planejamento incorreto pode até mesmo ser encoberto por condições favoráveis. Entretanto, quando os mercados se tornam mais competitivos e restritivos, um planejamento incorreto pode colocar em risco recursos financeiros preciosos, e até mesmo levar ao fim das atividades da empresa”, alerta Messias.

7. Tenha sempre um plano B

Evite apostar tudo em uma única estratégia. “Tenha sempre na manga medidas para conter eventuais imprevistos, que podem comprometer o objetivo final. Uma dica é nunca consumir todo capital disponível (dinheiro, tempo e recurso) para apostar numa nova idéia”, conclui o especialista.

Nenhum comentário: