quarta-feira, junho 3

Estrangeirismo continua


Os afiliados da Federação do Comércio do Estado do Rio de Janeiro (FecomércioRJ) podem manter os termos estrangeiros em suas propagandas, sem correr o risco de serem multados. O órgão conseguiu uma liminar na Justiça, que permite a utilização, na contramão da Lei Municipal 5033, sancionada pelo prefeito Eduardo Paes em 19 de maio. O texto da proposta afirma que palavras em outras línguas como delivery e sale precisam ser traduzidas para o português. Segundo o jornal O Globo, a Fecomércio considerou a lei institucional, pois restringe a liberdade de manifestação de pensamento. Para Leonardo Pessoa, coordenador do Núcleo Jurídico da entidade, a questão é federal. "Você imagina se cada um dos 92 municípios do Rio tivessem uma lei diferente sobre a questão da propaganda? Seria o caos. Essa questão só pode ser prevista em legislação federal". "Se as empresas usam esses termos para atrair clientes, é sinal de que seu público entende a mensagem", afirmou Godofredo de Oliveira, presidente do Instituto Internacional da Língua Portuguesa.
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E cá entre nós, claro que entendem.




Dica do Adnews.

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