sábado, junho 6

As marcas mais influentes do Brasil

Uma nova maneira de enxergar as marcas chega ao mercado. A consultoria Sart Dreamaker criou um ranking das 75 marcas mais valiosas do Brasil. Mas aqui não se trata de medir o valor financeiro delas, e sim, descobrir seu poder de influência na tomada de decisões e o quão emocionalmente conectados a elas estão os consumidores. Para os brasileiros, não há quem bata: Coca-Cola, Nestlé, Sadia, Natura, Rede Globo, Mc Donald’s, Adidas, Danone, O Boticário e Brastemp. Não há.
.
O ranking desenvolvido pela Sart, apelidado de BrandTouch, foi feito com base no Índice de Conexão Humana da Marca (ICHM). O indicador mede 34 pontos de conexão entre a marca e o consumidor, divididos em quatro dimensões: atenção, relevância, significado e confiança. O objetivo é medir a resposta emocional dos clientes. O índice varia de 1 a 100, sendo que a marca perfeita alcançaria 100 pontos. A consultoria analisou dados de 500 companhias para chegar às 75 mais influentes. As 10 mais estão aqui:
.

Os especialistas dizem existir o que chamam de 'gut feeling' em relação à algumas marcas. O conceito de uma decisão racional já nã existe mais. Dizem que o racional pode explicar, mas é o emocional quem decide. Dizem ainda que, quanto mais alto for o ICHM de uma empresa (vide quadro acima), menos vulnerável ela ficará diante de uma crise por exemplo.
.
Quanto maior for o índice, maior será o poder de influência da marca, assim como a fidelidade do consumidor. Na hora de cortes no orçamento, por exemplo, produtos e serviços de empresas bem colocadas tendem a serem preservados. E isso pode ser observado dentro de nossos próprios hábitos.

Outro ponto forte e interessante destacado na pesquisa foi a brasilidade. Há um forte conexão com empresas nacionais e/ou daquelas que investem aqui fazendo com que elas sejam bem lembradas pelos consumidores (entre as 10 primeiras colocações, 4 são nacionais). Entre as grandes instituições financeiras, o Banco do Brasil (28) é o primeiro a aparecer, seguido por Itaú (40) e Bradesco (42). O primeiro banco estrangeiro da lista é o Santander, na 71ª posição.
.
O ranking foi feito a partir de 3.285 entrevistas com brasileiros de todas regiões do país, das mais diversas faixas etárias e classes sociais. O ranking BrandTouch deverá ser publicado anualmente daqui para frente. Para o segundo semestre deste ano, a Sart prepara a publicação de um livro, abordando a metodologia e todos os pressupostos por trás da teoria de criação do ICHM.

Nenhum comentário: