terça-feira, julho 15

IV Congresso de Publicidade

Liberdade de Expressão. Esse é o foco que abriu ontem o IV Congresso Brasileiro de Publicidade e vai até amanhã na cidade no WTC em São Paulo. Ficou decidido que a bandeira principal desta edição do evento será a defesa da liberdade de expressão publicitária. Desta forma, o IV Congresso pretende reunir forças de toda a indústria da comunicação para combater os ataques à atividade, principalmente aqueles relacionados às restrições legais à atividade de anunciar. Os envolvidos na discussão concordam que é preciso responder com veemência os projetos que pretendem cercear a publicidade de produtos legais, atualmente propostos por governos, legisladores, agências reguladoras e organizações não governamentais. "A defesa da liberdade de expressão é o grande pano de fundo do IV Congresso. O evento foi aberto por Kofi Anann (ex-secretário geral da ONU e Prêmio Nobel da Paz) e durante os dias seguem apresentações de Roberto Civita (presidente do conselho de administração do Grupo Abril), João Roberto Marinho (vice-presidente das Organizações Globo) e Judith Miller (jornalista norte-americana, ex-New York Times).

Liberdade de Expressão com Kofi Anann:



Em 2009 completam-se 20 anos desde que o Brasil voltou a escolher seu presidente democraticamente, mas a consolidação do regime não se restringe às eleições diretas. Consciente do papel da indústria da comunicação no processo, o IV Congresso Brasileiro de Publicidade escalou quatro palestrantes de peso para falar sobre a importância da liberdade de expressão. Kofi Annan (acima), ex-secretário geral da Organização das Nações Unidas (1997-2006) e Prêmio Nobel da Paz de 2001, fez o discurso de abertura do evento ontem, 14, às 14h30, apresentando uma visão mais geral do conceito de liberdade com base em sua experiência na diplomacia internacional. É a segunda vez que ele vem ao Brasil. Annan falou sobre Liberdade, tema que desenvolveu a partir da sua experiência à frente da ONU. Na primeira, veio para o enterro de Sérgio Vieira de Melo, diplomata brasileiro da ONU morto no Iraque em 2003.
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Annan, em sua apresentação, enumerou diversos desafios que as corporações terão nesse novo século e que eles só serão solucionados com a união de todos - desde o setor privado ao setor público, passando principalmente, pelos governos mostrando que nos dias atuais ninguem consegue resolver muita coisa sozinho.
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Questionado sobre a importância da liberdade da imprensa, Anann afirmou que ela é essencial em qualquer tipo de economia saudável: "Isso se todos os profissionais de mídia e publicitários forem justos e respeitem regras", comentou. "A publicidade é fundamental desde que eduque a população. O campo é extremamente importante para enfrentar os desafios que vêm pela frente", finalizou.
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