terça-feira, outubro 16

Unilever e seus processos

Primeiro com os espanos. O sindicatos das enfermeiras na Espanha pediu à Unilever para cancelar a campanha de internet 'Bom, Chika, Wah, Wah', do desodorante Axe. Segundo eles, as peças banalizam a imagem das profissionais de saúde e denigrem a imagem da mulher. A acusaçao é contra o site, onde mulheres vestidas como enfermeiras sexy´s apresentam o conteudo do site. Segundo noticia do El Mundo, em 2002 a marca enfrentou problemas semelhantes - o Colégio de Médicos denunciou um comercial em que uma médica não conseguia se conter diante de um adolescente seminu que usava o produto.


Já nos EUA o grupo Campaign for a Commercial-Free Childhood acusa a Unilever de hipocrisia por duas de suas marcas - Dove e Axe. De um lado a Ogilvy, dona da conta Dove trabalha a campanha 'Real beauty' estimulando as consumidoras à auto-estima, a BBH tem uma visão machista e degradante da mulher quando o assunto é o Axe. As campanhas do Axe giram em torno da idéia de que as mulheres não resistem aos homens que usam o produto. A Dove estreou no início do mês comercial em que critica a avalanche de informações despejadas através da mídia, criando um padrão de beleza feminina irreal.

Como engraçadas são as coisas. Fico a imaginar outros artifícios que poderiam ser usados em vender produtos de higiene. Já foi - e faz tempo - a época em que produtos e serviços eram vendidos SOMENTE pela necessidade. Agora qualquer coisinha com apelo à emoção vem uma entidade ( tudo bem, conceituada e ótima ) lidar com o assunto como se fosse um crime. E mesmo se fosse, não há crime perfeito. Há?

Notícia da Adweek.

Nenhum comentário: