quarta-feira, novembro 11

Mc Donald's à la française

A França é mundialmente conhecida por sua gastronomia e a arte de saborear uma refeição. No entanto, são nos restaurantes fast-foods que se observa um grande crescimento, principalmente na rede mais conhecida, o Mc Donald's.

A explicação do sucesso está no fato de terem 'afrancesado' a rede, como cita o vice-presidente do Mc Donald's no país, Eric Gravier. Foi preciso fazer uma reforma geral, do cardápio ao ambiente, para que os franceses se sentissem em 'casa', sobrando até mesmo para o símbolo mais famoso de redes fast-food: o M amarelo destacado pelo fundo vermelho.


A cor quente, ativa e estimulante antes utilizada foi substituída pelo verde, com o objetivo de transmitir a idéia de harmonia, natureza e segurança. O símbolo verde e amarelo (e nem um pouco brasileiro) está por todos os cantos!

A medida pode parecer um tanto exagerada, mas só em 2008 foi observado um aumento de 11% nas vendas, tornando a França no segundo país mais lucrativo do mundo para a rede Mc Donald's depois dos Estados Unidos.

Até mesmo eu que não consumia uma batata frita do Mc Donald's no Brasil acabei me rendendo. A diferença é grande!

2 comentários:

by Juliana Pádua S. Medeiros disse...

Outro ponto que favorece o crescimento do fast-food na França, é o preço, pois com um euro você come um lanche. Entretanto, para degustar um simples baguette nas ruas parisienses é preciso de quatro vezes esse valor.

Nanda Barros disse...

Adorei o MD bem brasileiro, engraçado que tinha visto essa versão com fundo verde e na hora pensei que eles tb iam adotar a linha sustentável de ser.