quinta-feira, setembro 3

WWF e DM9, siglas de polêmicas

"Francamente, espero que você morra de fome nas ruas". Frase dita por Keith Olbermann no programa “Countdown”, onde coloca a equipe da DDB Brasil na lista das piores pessoas do mundo. Foi popularmente falando, cutucar onca com vara curta. A polêmica toda gerou uma opinião norte-americana bem desrespeitosa. O anúncio abaixo foi premiado com Merit no One Show deste ano e há alguns dias virou notícia na internet. Na peça, perceba que a WWF diz que o tsunami na Ásia matou 100 vezes mais pessoas que o ataque ao World Trade Center, em 11 de setembro de 2001. O anúncio mostra dezenas de aviões indo em direção a Manhattan:
.
.
Anúncios de oportunidade são tão conhecidos (e usados) há muito tempo. Mas usar uma tragédia pra dizer que outra tragédia merece mais nossa atenção é com certeza esperar reclamação. 11 de Setembro para os americanos é como a bomba de Hiroshima e Nagasaki para os japoneses. Para o mundo aliás.
.
Em nota, a WWF condenou tudo e disse que jamais permitiu ou aprovou tal criação. Já a DM9 disse o seguinte: “O anúncio Tsunami para a WWF Brasil foi criado em dezembro de 2008. A agência se desculpa a todos que foram afetados ou ofendidos com o anúncio. Este anúncio nunca deveria ter sido feito e não retrata a filosofia desta agência”. A DDB Brasil disse que os responsáveis pelo anúncio já não trabalham mais na agência.
.
No programa de Keith , o Brasil é citado várias vezes e respectivos nomes da criação também aparecem: 
.

Na rede está ou estava (depende de quando ler esse post) o comercial dessa campanha. A DM9 mandou retirar do You Tube o tal video, mesmo alegando que não fez o filme:
.

.
Polêmica que já já, todo mundo esquece.

Nenhum comentário: