segunda-feira, fevereiro 14

KLM usa Foursquare na melhoria no relacionamento com seus clientes

A empresa holandesa KLM deu início à campanha “Como a felicidade se espalha” cujo objetivo é surpreender os viajantes que fizerem check in no foursquare com alguma informação que, na sua opinião, tornaria suas viagens de avião um pouco menos estressantes.

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Os check ins precisam ser feitos nas lojas da KLM no aeroporto Amsterdam Schipol e, a partir do momento que os seguidores aparecem na rede social da companhia aérea, a equipe responsável pela campanha vasculha as suas vidas no Twitter e Facebook de forma a encontrar um presente customizado para cada um. Após, fazem contato via Twitter, Foursquare ou Facebook com as pessoas para entregar os presentes.

Um dos clientes, Willem, ia perder o maior jogo de futebol do ano do seu time enquanto fazia uma viagem a Nova York. A KLM, então, surpreendeu-o com um guia de viagem de New York da Lonely Planet com os melhores bares que transmitem jogos de futebol para garantir que ele não perderia a partida. Veja:

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Outro cliente, Perry, estava de aniversário e em viagem, então foi surpreendido com um cartão e uma taça de champanhe. Outros presentes e presenteados estão disponíveis no álbum da campanha no Facebook. A ação KLM Surprise está sendo usada como uma experiência na utilização de redes sociais e o nível de resposta dos consumidores. A empresa está monitorando de perto os tweets e mensagens do Facebook de forma a entender como a “felicidade se espalha” na internet e que tipo de conversas evoluem entre seus clientes a partir das surpresas oferecidas. Isso tudo é muito bom, bonito e interessante, mal altamente de risco. Necessidade constante de monitoramento. O menor dos erros pode gerar algo altamente negativo e por a campanha inteira em lenções ruins. O que eu acho muito bacana é o passo a frente que deram na customização/personalização de cada um de seus clientes.

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