segunda-feira, agosto 29

Em 1984, de cabelos longos, Jobs apresenta primeiro Mac

No vídeo abaixo, de janeiro de 1984, postado no YouTube, o cofundador da Apple Steve Jobs, de cabelos longos, apresenta em discurso coreografado o primeiro Macintosh da história.



"Todas as imagens que vocês virem na tela grande serão originadas pelo que está dentro daquela sacola", diz Jobs, antes de a tela do computador apresentar a inscrição "Macintosh" deslizando horizontalmente, aos poucos, enquanto a música "Chariots of Fire", de Vangelis, toca no ambiente. 

Depois, surge a inscrição "insanely great" -loucamente excelente- e os recursos do Macintosh são apresentados aos pouco: "Nós falamos muito do Macintosh recentemente, mas, hoje, pela primeira vez, eu resolvi deixar o Macintosh falar por si mesmo", afirma Jobs em seguida. 

O programa sintetizador de voz do Macintosh diz: "Olá, eu sou o Macintosh. Certamente é ótimo sair daquela sacola. Apesar de estar desacostumado a falar em público, eu gostaria de compartilhar com vocês um pensamento que tive quando vi uma máquina da IBM pela primeira vez: nunca confie num computador que você não pode levantar. Obviamente, eu posso conversar, mas neste momento eu gostaria de sentar e ouvir. Então, é com muito orgulho que eu introduzo um homem que foi um pai para mim... Steve Jobs". 

Depois da fala sintetizada do Macintosh, a plateia presente aplaude intensamente.