segunda-feira, agosto 30

O novo comercial de Paris Hilton para a Devassa

Paris Hilton volta com filme dirigindo um caminhão vermelho com o logo da Devassa pela orla de Copacabana. Depois do Conar suspender os últimos, dessa vez vemos algo BEM sutil, BEM mais sutil digamos:


Embalagens criativas

O ateliê de brigadeiro gourmet Maria Brigadeiro, aqui em São Paulo, criou um bom remédio para apaziguar o mau humor causado pela TPM: brigadeiro, claro. A novidade é que os doces vêm em caixinhas especiais, inspiradas nas tradicionais embalagens de medicamentos. O novo design surgiu da brincadeira de Juliana Motter, proprietária do ateliê, em mandar sempre brigadeiro para as amigas na TPM.A caixa do "remédio" custa R$ 30,00 e vem com oito bombons sortidos. Veja que bacana: 


sexta-feira, agosto 27

Ivete Sangalo assume posto de comissária da TAM

A ação aconteceu durante o voo para Nova York, onde Ivete fará show na Madison Square, no próximo sábado (04). Durante a viagem, a cantora convidou os passageiros a comparecerem ao evento - um dos mais importantes de sua carreira.

Ter Ivete como garota-propaganda faz parte da estratégia da TAM para alcançar um share maior da classe C. A companhia passou a vender passagens para seus voos também nas lojas da Casas Bahia, em mais uma iniciativa para se tornar mais acessível para esse público. Veja que bonitinha:




Madonna esfrega o chão em campanha da Dolce & Gabbana



Pois é, Madonna é a estrela da campanha da grife italiana e nas fotos, clicadas pelo fotógrafo americano Steven Klein para o catálogo outono-inverno da D&G, a cantora aparece ajoelhada, esfregando o chão.

Essa não é a primeira vez que Madonna faz o papel de dona de casa em uma campanha da grife. No ano passado, a diva posou para fotos de Steven Klein para a divulgação da temporada primavera-verão 2010 da D&G. A grife é popular por trazer estrelas como Gisele Bündchen, Monica Bellucci, Ayumi Hamasaki, Isabella Rossellini e Kylie Minogue em seus anúncios. Leva jeito...

terça-feira, agosto 24

As seis gafes que abalaram campanhas de marketing em 2010

Na Escócia, uma ação da Coca-Cola no Facebook para promover seu refrigerante Dr. Pepper precisou ser retirada do ar às pressas depois que a mãe de uma garota de 14 anos descobriu, entre as frases publicadas pela marca, uma referência a um filme pornográfico. Na campanha, um aplicativo colocava frases constrangedoras no perfil dos usuários que o instalavam. Entre esses textos é que o título foi encontrado. A mãe, além de entrar em contato com o departamento de marketing da Coca-Cola, publicou um texto em uma rede social voltada para pais.


Buscando retratação, a Coca-Cola ofereceu ingressos para uma sessão de teatro e um pernoite em Londres à família, mas acabou cometendo outra gafe: "Não me serve para nada", reclamou a mãe. "Nós moramos em Glasgow", disse ao jornal The Telegraph.
 
Ogilvy usa mesma imagem em anúncios de Epson e Dove 
A campanha acima foi da Epson lançada em maio trazia um anúncio retratando uma mulher idosa com o seguinte texto: "Long Live Memories". A chamada fazia uma associação entre as linhas de expressão do rosto e as linhas de texto que contam histórias. Em 2008, porém, a agência havia usado exatamente a mesma imagem em outro anúncio para a marca Dove. Neste, o texto, localizado exatamente no mesmo lugar e na mesma cor - branco - dizia: "Love Your Life". Segundo o site Adland, onde o caso foi noticiado, a Dove não chegou a tomar conhecimento da peça, fato que explica por que a agência pode ter reutilizado a foto em outro anúncio. 

Extra 'elimina' seleção brasileira da Copa




Patrocinador oficial da seleção brasileira, o grupo Pão de Açúcar, através da marca Extra, assinou um anúncio no jornal Folha de S. Paulo no qual se despedia da equipe verde e amarela da Copa de 2010. No dia anterior, porém, o Brasil havia vencido por 3 a 0 o Chile, classificando-se com isso para as quartas de final do mundial. Em poucas horas, o equívoco ganhou o Twitter e foi duramente criticado por Abilio Diniz, presidente do conselho administrativo da companhia em seu microblog. No fim do dia, a gafe foi admitida pelo jornal, que publicou uma nota de retratação em seu site, além de divulgar o anúncio correto no dia seguinte, no jornal.


Aroma de outdoor passou despercebido por falta de planejamento



Para divulgar uma nova linha de cortes de carne, a empresa instalou um grande outdoor com um suculento pedaço de carne preso por um garfo em uma das estradas mais movimentadas do estado da Carolina do Norte. Em determinadas partes do dia, a peça desprendia aroma de churrasco, que era espalhado por ventiladores instalados na beira da estrada. Dessa forma, as pessoas que passavam pelo local seriamatraídas pelo cheiro de carne temperada. Parecia uma ideia fantástica, se não fosse por um detalhe: por causa da direção dos ventos, pouca gente pode, na verdade, sentir o aroma emitido pelo outdoor. Um mês depois de ser lançada, a campanha foi suspensa.


Chuva de Twix virou garoa


A gafe protagonizada pelo chocolate Twix, da Mars, teve data e hora para acontecer. Anunciada de forma viral no YouTube, Twitter, Facebook e blogs, a Chuva de Twix marcada para acontecer no dia 30 de maio na Avenida Paulista decepcionou os fãs do tablete. A ação começou pontualmente, porém a forma desigual de distribuição de chocolates, jogados manualmente e misturados com papel picado, além da restrição de acesso ao local da "chuva", deixou muita gente ir embora de mãos abanando. Minutos depois, comentários negativos se espalhavam pela rede, questionando a ação malsucedida. A Mars Brasil justificou-se: a ação teve repercussão maior do que era esperado, motivo da restrição de acesso, por segurança. Já a Caju 68, agência responsável pela execução, disse que os canhões que lançariam os chocolates sofreram pane. Com isso, 16 mil unidades foram jogadas manualmente.
 

Nestlé lança Alpino Fast SEM chocolate Alpino


Acredite, a frase: "este produto não contém chocolate Alpino" era estampada na embalagem ilustrada com os clássicos bombons Alpino. Fora isso, consumidores alegaram que o gosto da bebida não se parecia com o do chocolate original. Em um dos blogs que falou sobre o assunto, o post sobre a bebida chegou a ter mais de 400 comentários. A maioria trazia críticas, claro. Em defesa, a Nestlé explicou que Alpino Fast tinha, sim, em sua fórmula, a massa do chocolate, mas para evitar que consumidores imaginassem que encontrariam o bombom derretido, incluiu as frases "este produto não contém Chocolate Alpino" e "imagem meramente ilustrativa para referência de sabor". Investigada pelo Conar, Ministério Público, pela Anvisa e por órgãos de defesa do consumidor, a bebida teve as peças publicitárias proibidas pela Anvisa.

 Pois é :-)

Citi lança aplicativo para iPhone

Agora, os clientes poderão localizar agências e caixas eletrônicos da instituição financeira, além dos serviços da rede Banco 24 Horas pelo iPhone. O Brasil é o primeiro país a receber a nova ferramenta do grupo, que está disponível para download gratuito na App Store. Um dos destaques da novidade é o recurso de realidade aumentada. Com o uso do vídeo e da função bússola do iPhone, o usuário aponta o celular para uma determinada direção e o sistema fornece todos os pontos de atendimento da região em imagens reais e tridimensionais.



O aplicativo também permite traçar rotas, apresenta detalhes dos pontos de atendimento, telefones úteis e a opção de fale conosco via e-mail. A iniciativa faz parte da estratégia do Citi Brasil de valorizar o relacionamento e as aplicações mobile.

segunda-feira, agosto 16

Reebok recebe advertência por nudez em outdoor

Para o IAM - Instituto de Motoristas Avançados do Reino Unido, as curvas da modelo Kelly Brook podem tirar a atenção dos motoristas causando acidentes na avenida onde o outdoor foi instalado. Diante disso, pediram para que a Reebok retire a placa facilitando assim, um trânsito feliz. Veja:



O jornal local Daily Mail disse que o instituto usou como base o aumento do número de acidentes causados por uma campanhada Wonderbra, empresa de lingeries, veiculada nos anos 90. No anúncio da marca, a modelo Eva Herzigova aparecia usando trajes mínimos com a frase "Hello boys" ao lado. Como se vê, hoje em dia, poucas palavras bastam. Ou, quase nenhuma.


A lei cidade limpa resolveria, pois não? =D

Grupo Schincariol tem nova logomarca

O Grupo Schincariol exibe sua nova logomarca institucional. As mudanças surgiram tentando traduzir os atributos da companhia e as raízes de uma marca com um capital 100% nacional. Essa mudança vem de anos, não é de agora. A nova ideia vigora este mês ainda e é a seguinte:



Quem desenvolveu tudo foi a agência A10 e as linhas amarelas segundos eles passam a ideia de horizonte. Será apresentada à um público interno em uma campanha institucional com o mote "Feito por quem faz".

Internet Explorer debutando


Parece que foi ontem e eu nem me lembro desde quando tenho acesso à internet, acho que em meados de 2000. O navegador mais popular do mundo, o famosinho Internet Explores, hoje completa 15 anos de existência. Mesmo em altos e baixos (mais baixos do que altos até - vide o IE6 sendo execrecado com direito a enterroE apesar disso, continua sendo um dos navegadores mais utilizados do mundo todo. 

Segundo dados recentes, ele tem um market share mais de 60%, sendo constantemente ameaçado pelo Firefox (cujo esse que vos escreve o utiliza) que está na casa dos 23%. Tem os outros também bem conhecidinhos que tem o seu papel importante como o Chrome e Opera. Para o próximo mês a Microsoft lança o IE9 na versão beta. Aguardemos pois com grande empolgação. Feliz idade aniversariante!

sexta-feira, agosto 6

O que Lady Gaga pode ensinar às marcas

A Newcast (@newcastvivaki), braço por trás do conteúdo de marca e entretenimento da Vivaki, do grupo de mídia Publicis, disponibilizou recentemente em sua página no Slideshare a apresentação "Brand Romance", em um trocadilho com a música Bad Romance, de Lady Gaga. No trabalho, que também pode ser visto no Vimeo, a empresa mostra 5 lições que a cantora pode ensinar às marcas e ao mercado de marketing para alcançar visibilidade e boa comunicação com consumidores.


Depois de ter se tornado a primeira artista a estourar a faixa de 1 bilhão de visitas em seus vídeos no YouTube, em março deste ano, a cantora pop teve parte de sua fórmula tornada pública pelo empresário Troy Carter: seus clipes são pensados a partir do YouTube, como virais. Veja as lições de Lady:

1. Conte uma história consistente. Tenha visão. Sua equipe estratégica deve conhecer a fundo a ideia e dar suporte a ela.

2. Engaje seus fãs em uma conversa. Provocar, ouvir e reagir: as pessoas gostarão de participar se o conteúdo for de qualidade

3. Conecte o conteúdo. Construa relacionamentos com marcas e provedores de conteúdo que complementem seu perfil. Sua personalidade deve ser multifacetada e prazerosa de ser descoberta e desenvolvida.

4. Pesque onde os peixes estão. Conteúdo gratuito deve ser propagável, então crie um trabalho contagiante. Deixe que os usuários embedem, renovem, comentem e compartilhem o conteúdo onde quiserem. Isso soa como senso comum, mas não é. Em janeiro, a gravadora EMI proibiu que os fãs da Ok Go embedassem os clipes da banda em blogs e sites pessoais. Com isso, os filmes do grupo ficaram restritos ao YouTube, perdendo de alcançar maior visibilidade.

5. Reinvente o seu negócio. Forme ligações que fazem sentido a longo prazo para o seu mercado específico. Gaga expandiu sua marca patrocinando batons M-A-C, projetando fones de ouvido da linha Heartbeats, da Dr. Dre, e depois, assumindo como diretora criativa da Polaroid. Tudo isso mantendo seus fãs e sua evidência. Ela também usou sua loja online como um filtro de doações 24h para o Haiti, promovendo isso via Twitter.

Tem também o Newcast bacaninha pra ver:



terça-feira, agosto 3

Branding!